2008/09/17

chiaroscuro
























a parede é escura.
encontra-se revestida de uma película suja e áspera.
é necessário um esforço considerável para tomarmos conta disso, de tanto conhecermos este tipo de superfície.
sim, pode dizer-se que estamos habituados, mesmo sabendo que uma pessoa nunca se habitua...
uma das razões, eventualmente a razão principal, radica na incontornável surpresa que as fendas, num primeiro contacto, sempre nos provocam.
sabe, no curso de formação ninguém nos preparou para este tipo de coisas. as fendas jaziam sob um manto de desconforto muito grande, quase total, por isso evitava-se falar disso. um professor fez uma referência às "ditas fendas" que não provocou grande consternação... ninguém, nem acima nem abaixo na cadeia alimentar, o respeitava muito, apesar de haver um certo consenso de que seria uma pessoa inteligente...

não, nem pensar nisso, não... estou longe de ser um especialista em fendas! apenas não me fazem tanta impressão quanto aos meus colegas, mais novos nestas andanças... a música enerva-os, o perfume a limão e hortelã, esse então, deixa-os doidos ao ponto de irromperem pela sala das inspecções numa gritaria... eu não sei se é do meu temperamento, mas nunca me custou assim tanto.
fez agora dois anos, um estagiário disse-me que tinha visto uns raios de luz estranhos (estava tão nervoso que nem conseguia dormir. tinha metido baixa médica) serem projectados através da fenda, criando manchas coloridas na outra parede do corredor. isso mesmo, pro-jec-ta-dos. todos sabem que as luzes e cores existem na fenda, o que implica que para ela se se olhe directamente, prática veementemente desaconselhada nesta instituição.
ele estava realmente perturbado, por isso achei melhor não lhe dizer que eu próprio tinha sido já testemunha desse tipo de fenómenos.
eu nunca fui ambicioso e, digo-lhe com sinceridade, até nem desgosto de fazer isto. os meus colegas elogiam-me, "abnegado e responsável" dizia o último relatório.
nunca nos habituamos completamente a isto, mas confesso-lhe que as fendas até me distraem, agora que andamos com uma certa falta de pessoal... qualquer dia até vou deixar de oficiar pedidos ao centro de recrutamento, do outro lado. este é um trabalho que alguém tem que fazer e eu até nem me importo.
não me custa.
até gosto.



























as fotografias apresentadas são da autoria do tipo que coisa este blog. do mesmo modo que se rapina alegremente (os cites são mais elegantes do que as citações) por aqui, também se adopta a atitude de se estar nas tintas para o que outrém possa fazer com este material.

1 comentário:

Miss T disse...

este comentário não é especificamente para este "post"... é uma modesta apreciação do blog... nada mau, para logradouro intelectual; nada mau para conversa aberta com os botões ou afins.