2021/04/11

no sad blonde diva

há algo de feminino na forma como ouço algumas canções, algumas vozes femininas.
também haverá algo disso na minha forma de escrever "canções", presumo.
não sei. 
se há, isso é partilhado com outros homens que também (pretensão e água benta... e uma rodela de limão) escrevem canções. 
alguns. 
uma minoria, mas é entre esses que eu tendo a encontrar as minhas referências (leonard cohen, martin l. gore, sivert høyem... ). mas sempre achei que esses não eram bem iguais aos outros.

há tempos disseram-me "...és homem", quando, uma hora antes, poderiam ter achado a expressão manifestamente deficitária.
adiante...

(vou perpetuar a injustiça e começar por aqui:)
arthur miller foi casado com marilyn monroe.

arthur miller escreveu, peças de teatro e romances. por exemplo, "a morte de um caixeiro-viajante" e "as bruxas de salem" - "the crucicle" é o título original, muito mais adequado. gosto muito da palavra, sempre gostei, desde a infância, quando eu passava dias a fundir chumbo numa forja e a fazer lingotes, até aquilo explodir e mamãe dizer que era um perigo. continuei a gostar da palavra crucible e de fundir chumbo, agora às escondidas e agora também pelo perigo.
eu comecei a fundir muito cedo.
já fundo há décadas...

arthur miller morreu aos 88 anos e viveu os últimos dois com uma artista, agnes barley, quase sessenta anos mais nova do que ele.
arthur miller dizia coisas com as quais eu me identifico, coisas que eu já disse sem saber que ele as tinha dito. por exemplo: "i like the company of women. life is boring without them".

arthur miller, no fim da sua vida, disse algo como "maybe all one can do is hope to end up with the right regrets..."

talvez.
o que é certo é que eu me identifico com isto, também.
nunca o disse. nunca o tinha pensado, assim tão claramente.
talvez o comece a dizer, se surgir oportunidade...
o pior é desconfiar que nem todos os meu arrependimentos são os certos.
ser homem é um destes, acho.
ainda sou novo. 
talvez aos oitenta eu saiba avaliar isso melhor.




Sem comentários: