2021/07/03

exame de português - código 639

o tempo é como os bifes: bem passado, mal passado e medium rare... (faz de conta que significa meio raro)

o tempo passa e resta a vida.
ontem morri um bocadinho.
hoje estou a morrer um bocadinho.
haverá que viver o que restar.

a vida é como é.
a vida não é como deveria ser.
ainda bem, presumo. não faltariam diferentes opiniões sobre como deveria ser.
pensando melhor, já há. é até coisa que não falta...
eu é que me esqueço, com todos os perigos que isso comporta.

por vezes a vida mais vivida é a que se não vive, tal como eu li ontem num conto do mário de carvalho:
um homem que tivera várias amantes, durante e após um casamento, vivia num lar (era "idoso") e passava os dias a pensar numa única mulher. 

joão da cruz para simão  - "amor de perdição":
"as mulheres são como as rãs do charco, se mergulha uma, aparecem quatro à tona de água."
que merdas andamos nós a ensinar aos cachopos?
que merdas aprendemos nós?
como dizia a Rainha Tonta (ou diria, se fosse mesmo tontinha de todo):
- não são merdas, meu senhor, são rosas.(1)

como a rosa tatuada, que tennessee williams adaptou para cinema, de propósito para uma mulher/actriz (passe a redundância) italiana de olhar magnético.

o mundo passa tão depressa...
tão depressa que até restos de mar nos vêm bater no rosto, nos olhos, na testa, no nariz (no nariz, ainda por cima)...  ainda que se esteja no campo, tão longe da costa. 
agarramo-nos o melhor que podemos ao presente (a costas dadas não se olha o dente) e esperamos o melhor!


(1) - «- Senhor Simão, vossa senhoria não sabe nada do mundo. Não meta sozinho a cabeça aos trabalhos, que eles, como o outro que diz, quando pegam de ensarilhar um homem, não lhe deixam tomar fôlego. Eu sou um rústico; mas, a bem dizer, estou naquela daquela que dizia que o mal dos seus burrinhos o fizera alveitar. Paixões, que as leve o diabo, e mais quem com elas engorda. Por causa de uma mulher, ainda que ela seja filha do rei, não se há de um homem botar a perder. Mulheres há tantas como a praga, e são como as rãs do charco, que mergulha uma, e aparecem quatro à tona da água.»


Sem comentários: