2009/07/29

tarde de lugar-comum

ora bem... temos portanto(*) uma guitarra folk com um som muito cool, temos uma sebenta com folhas em branco (as outras estao sujas com escrita e isso) e temos uma canetinha roll-on que escreve finíssimo, aí na casa dos 0,25, 0,3 no máximo, milímetros...
a ideia era vir até aqui, na digestao do riso provocado pelo acontecimento de irritar toda a gente ao insistir em deixar o televisor ligado no canal country music television. pelos comportamentos infiro que seria algo de semelhante a um bombardeamento de música pimba 24 horas por dia. mas há uma grande diferenca entre o género pimba e o género country: o cabelo. o cabelo dos homens, mais precisamente.
o cabelo das mulheres da country é, em geral, pimba. mas o traco distintivo é a arquitectura capilar masculina.

disclaimer argumentativo: o facto de as temáticas serem mui dissemelhantes (pick-ups, caes e coracoes partidos no caso da country e sexo puro e duro, ou impuro e mais mole quando se almeja o cúmulo da catarse, no caso da pimba) é secundário. aliás, este fenómeno explica-se facilmente pelo facto da primeira assentar geralmente numa lógica valorativa (semi-religiosa)básica de céu-inferno, enquanto que a segunda nao tem um sítio claro onde assentar. flutua antes sobre as encolhas de um esquema valorativo ambivalente resultante de uma fé mediada (que deus me perdoe se eu nao pimbo a minha comadre antes do sol-posto) e da eterna confusao entre a ética e a estética (que rapariga tao boa...).

mas voltemos ao que interessa e que é o escopo deste pequeno ensaio, ou, noutro sentido, que é a forma que eu arranjei de passar esta tarde de calor em que sinto as costas encharcadas de suor enquanto o meu braco molha a guitarra, a saber, o cabelo dos músicos (?) de ambos os géneros.
é óbvio que poderá haver um ou dois pontos de semelhanca, mas, na essencia, o hair-style country é mais cool do que o seu congénere tuga.
para comecar, nao dá hipótese: está, na maioria dos casos, escondido por um chapéu de aba larga (sim, já tenho outro. este é patrocinado por uma marca de cerjeja de que gosto, o que me dá mais pontos de coolidade). imagine-se um tipo a conduzir gado ou a manobrar uma ceifeira mecanica num campo onde cabem 3 alentejos... aquilo é de homem.

(pausa para almoco - a editar futuramente) (pense-se só em: marco paulo, fase dos caracois; nel monteiro; MARANTE: o milimetricamente arranjadinho emanuel...)

Sem comentários: